Golfe nacional
23 junho 2025
O boliviano Vicente Quiroga e a paraguaia Victoria Livieres venceram a primeira edição do Candy Hannemann AJGA IPS Junior Championship, entre os dias 20 e 22 de junho, no São Fernando Golf Club, em Cotia, na Grande São Paulo. O torneio reuniu jovens talentos de oito países sul-americanos e contou pontos para o ranking mundial amador juvenil e para o ranking nacional juvenil brasileiro.
Vicente Quiroga assumiu a liderança na segunda rodada, após uma volta de 64 tacadas, e confirmou o título com uma última rodada de 69 tacadas, totalizando 208, com parciais de 75, 64 e 69 tacadas. O peruano Tiago Ledgard terminou como vice-campeão, com 217 tacadas e parciais de 69, 74 e 74. O terceiro lugar foi dividido entre os chilenos Diego Serrano e Pedro Clark, ambos com 218 tacadas. O melhor brasileiro na classificação geral foi o paulista Luca Almeida, que terminou na quinta colocação, com 219 tacadas e voltas de 73, 75 e 71.
No feminino, Victoria Livieres garantiu o título com uma recuperação decisiva no domingo. Após começar o dia na sexta posição, a paraguaia marcou a melhor volta feminina do torneio, com 67 tacadas, e fechou com um total de 217 e voltas de 80, 70 e 67. A gaúcha Maria Antônia Gavião foi a vice-campeã, com a soma de 220 e jornadas de 75, 74 e 71 tacadas, seguida pela carioca Maitri Peychaux, terceira colocada com 221 tacadas. Ela fez voltas de 75, 73 e 73 tacadas.
O torneio integrou também o Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo – Taça Jaime Gonzalez e teve patrocínio de LATAM Airlines | Delta e Basílio Advogados, além do apoio de Liquidz, Whoop e Oracle. A competição contou ainda com suporte institucional do São Fernando Golf Club, do Comitê Olímpico do Brasil, da Federação Paulista de Golfe e do próprio ranking mundial.
Fotografia: Pedro Magalhães/CBGolfe.