Golfe nacional

Rafael Barcellos vence o 33° Aberto do Estado do Paraná

27 maio 2024


Em uma final marcada por reviravoltas na liderança, o campeão Rafael Barcellos teve serenidade para fechar o 33° Campeonato Aberto do Estado do Paraná com a melhor volta, entre os principais concorrentes da véspera, em Pinhais, no Alphaville Graciosa Clube.

A rodada decisiva dos profissionais começou com o pelotão sendo formado por Daniel Ishii, Caio Barbosa, Marcos Silva, enquanto Rodrigo Lee, Rafael Barcellos e Iorks Cabrera saíram no penúltimo grupo.

Depois de duas voltas abaixo do par, Daniel Ishii terminou o domingo no par e despencou da liderança para a 4ª colocação. Já Caio Barbosa, que liderou o torneio na primeira jornada, fez mais uma volta de 74 tacadas e caiu do 2° para o 5° lugar. Marcos Silva também não repetiu o resultado predecessor, jogou acima do par e encerrou sua participação na 6ª colocação.

Em paralelo, a briga pelo título estava acirrada no penúltimo grupo, entre Rodrigo Lee e Rafael Barcellos, que mantinham proximidade no placar, ao passo que Ronaldo Francisco, vindo do antepenúltimo grupo, ainda entrou na disputa depois de entregar um cartão de 68 (-4) tacadas na final, mas o resultado acabou sendo insuficiente para a vitória, pois Rafael Barcellos também finalizou a edição com 68 (-4) tacadas e, com o somatório de 7 abaixo do par, triunfou no clima gélido do domingo na região. Já Rodrigo Lee terminou com 69 tacadas, 3 abaixo do par, para dividir com Ronaldo o 2° lugar da competição que distribuiu 70 mil reais em prêmios.

Com a vitória no 33° Aberto do Estado do Paraná, Rafael Barcellos encerrou um jejum de 2 anos e meio sem títulos. Durante a premiação, o campeão de 53 anos de idade reforçou a necessidade de ajuda para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, sua terra natal, assim como dedicou o título ao seu pai, Fernandão Barcellos, falecido no ano passado.

Em simultâneo, a edição distribuiu valiosos pontos no ranking mundial amador, sendo que Wesley Bairros e Lauren Grinberg tiveram vitórias preponderantes no Paraná.

Wesley Bairros, do Porto Alegre (RS), terminou com 138 tacadas, 6 abaixo do par, com duas parciais de 69 tacadas. O 2° lugar ficou com Guilherme Grinberg, do Lago Azul (SP), que somou 140 tacadas em voltas de 73 e 67.

Já Lauren Grinberg, do Lago Azul (SP), venceu de ponta a ponta e com ampla vantagem. Ela totalizou 222 tacadas, em parciais de 73, 71 e 78, contra 229 da vice-campeã Valentina Bosselmann, do Itanhangá (RJ), que fez voltas de 78, 74 e 77 tacadas.

Apresentado por Simone Santos Imóveis Alto Padrão Balneário Camboriú, o 33° Aberto do Estado do Paraná contou com oito patrocinadores. São eles: Porto Belo Resort, Wert Empreendimentos, GT Company, Excelência Investimentos, Sicredi, Vesta Piso Aquecido, RAV E-Cart e Exclusive Guest Hotels & Resorts. A Sferriê e o NH Hotels foram apoiadores oficiais da realização dos dias 24, 25 e 26 de maio.


Texto & fotos: Fábio Vicente, do veículo Golfe em Foco, convidado pela Federação Paranaense e Catarinense de Golfe para cobrir o evento.

Newsletter

Golfe em foco

Inscreva-se e receba notícias do golfe diretamente em seu e-mail.