Golfe mundial
30 junho 2024
O Comitê Olímpico dos Países Baixos (“The Netherlands”, em inglês) acaba de anunciar uma decisão controversa que exclui três atletas do golfe dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Mesmo figurando na lista dos classificados para Paris 2024, Darius Van Driel, Joost Luiten e Dewi Weber estão fora da edição, dado que o comitê neerlandês estabeleceu que seus atletas estivessem entre os 27 melhores, de cada gênero, na lista final para as Olimpíadas, ou tenham chance de chegar no top 8: Joost é o 40° colocado e Darius está em 50° lugar no masculino, enquanto Dewi ocupa a 58ª posição no feminino.
A medida é ainda mais questionável por conta do apoio da Federação Neerlandesa de Golfe ao regramento. “Após uma análise minuciosa dos resultados do golfe, fica claro que os requisitos do Comitê Olímpico Internacional não oferecem perspectivas suficientes para atletas ficarem entre os oito melhores”.
Os Países Baixos terão uma única representante no golfe: Anne Van Dam, 34ª na classificação geral, mas considerada pela Federação e pelo Comitê como elegível ao top 8.
Nota da redação: os Países Baixos são comumente chamados de Holanda no Brasil, mas oficialmente o correto é mesmo Países Baixos, inclusive o governo local usa a denominação em todas as suas marcas oficiais.
📷 Joost Luiten | Andrew Redington/Getty Images.