Golfe nacional
28 novembro 2022
Depois de chegar ao último dia com chances reais de conquistar o título, o time masculino do Brasil ficou em 4° lugar na 76ª Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes, entre os dias 23 e 26 de novembro, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. No feminino, a equipe brasileira terminou na 7ª colocação.
O forte time formado por Fred Biondi, Guilherme Grinberg, Andrey Xavier, Marcos Negrini e Matheus Balestrin, com Octavio Villar, o Fanta, na capitania, iniciou a rodada final na vice-liderança e tinha um confronto direto com os líderes argentinos pela frente e, apesar do enfrentamento consistente, o Brasil acabou perdendo por 7 a 5, a contagem mínima. Com isso, o selecionado nacional encerrou sua participação com 12 pontos, mesmo resultado da vice-líder Colômbia e também da Venezuela, a 3ª colocada, enquanto a Argentina garantiu o bicampeonato com 16 pontos.
Já no feminino, a Colômbia conquistou o título pela terceira vez consecutiva com um total de 15 pontos, seguida pela Argentina, com 14 pontos, e pela Venezuela, com 12 pontos. O Brasil somou 5 pontos e finalizou a edição no 7° lugar.
A jovem equipe brasileira foi composta por Valentina Bosselmann, Martina Collares, Nina Rissi, Meilin Hoshino, Fernanda Lacaz e Lucília Agrifoglio na capitania.
Técnico da Confederação Brasileira, Erik Andersson também integrou a delegação nacional na Copa Los Andes. O Time Brasil jogou com apoio do Comitê Olímpico.
Foto/crédito: Max Peixoto (CBGolfe).