Golfe mundial
27 novembro 2023
As duas seleções dominantes das últimas edições da Copa Los Andes confirmaram seus favoritismos e estão novamente no topo: a Argentina, entre os homens, e a Colômbia, no feminino. O Campeonato Sul-Americano por Equipes, em sua 77ª edição, teve o Club Campestre de Cali, na Colômbia, como sede de 22 a 25 de novembro.
O time argentino que chegou ao tricampeonato, de forma ininterrupta, foi composto por Andrés Schönbaum, Vicente Marzilio, Segundo Pinto, Joaquín Ludueña e Juan Martín Loureiro. Tetracampeã de maneira consecutiva, a equipe colombiana se apresentou com María José Marín, Cristina Ochoa, Ana Murcia, María Hoyos e Catalina Monroy.
O time masculino do Brasil amargou um 9° lugar e está fora da próxima edição da Copa Los Andes. Já o selecionado feminino terminou empatado na 5ª colocação.
O Brasil contou com Andrey Xavier, Marcos Negrini, Matheus Balestrin, Renato Filho e Thomas Choi – com Pedro Garcia na capitania – no masculino. A equipe feminina foi formada por Valentina Bosselmann, Lauren Grinberg, Maria Eugênia Peres, Marina Nonaka e Fernanda Lacaz. A capitania ficou por conta de Octávio Villar, o Fanta.
Devido à previsão meteorológica para o período do torneio, a organização decidiu disputar a edição em formato reduzido, com a eliminação de um duelo em pares pela manhã e um jogo individual à tarde.