Golfe nacional
04 novembro 2024
O Brasil faturou cinco medalhas de ouro no 6° South American Championship, entre os dias 1 e 3 de novembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro. A edição contou com a presença de 128 jovens golfistas de 17 nações.
Além das cinco primeiras colocações, o Brasil alcançou cinco medalhas de prata e teve dez crianças no top 5. A US Kids Golf Foundation premia os cinco primeiros de cada categoria, assim como o Brasil Kids Golf Tour – entidade responsável pela promoção e organização do South American Championship, o principal campeonato de golfe infantojuvenil da América do Sul.
Das cinco medalhas de ouro, três foram para atletas de São Paulo: Gabriel Vanetti (categoria até 7 anos), Arthur Kerr (9 anos) e Gabriela Yoshikawa (13 e 14 anos). Com Pedro Wilhelm, de 11 anos, o Rio de Janeiro teve um representante no lugar mais alto do pódio, enquanto Martina Gimenez, de Santa Catarina, obteve o título da categoria feminina de 12 anos.
Entre jovens medalhistas de prata, mais uma vez o time brasileiro levou cinco medalhas, sendo quatro para representantes de São Paulo: Leonard Kamrath (categoria até 8 anos), Eduardo Barcellos (9 anos), Lorenzo Almeida (10 anos) e Luca Almeida (12 anos). Já Isabella Apolinário, do Rio de Janeiro, faturou o vice-campeonato da categoria feminina de 13 e 14 anos.
A lista de atletas nacionais no top 5 contou com dez nomes: Benício Jorge (categoria de 9 anos), Benjamin Garcia (11 anos), Pedro Jung (12 anos), Guilherme Yoshikawa (15 a 18 anos) e Lara Kamrath (categoria até 8 anos), de São Paulo; Lucas Soares (11 anos) e Vicente Caliari (13 e 14 anos), do Rio Grande do Sul; Lucas Imperatriz (12 anos), do Paraná; e Victor Machado (13 e 14 anos) e Paco Casini (15 a 18 anos), do Rio de Janeiro.
Com um total de 42 golfistas, o Brasil teve a maior representatividade dentro do 6° South American Championship. Destaque também para o Chile, que levou 22 representantes para a edição, tornando-se a segunda maior delegação no Rio de Janeiro. O evento ainda recebeu competidores das seguintes nações: Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Equador, Bolívia, Peru, China, Panamá, Bélgica, Portugal, Canadá, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e Honduras.