Golfe nacional
20 novembro 2025

No campo que representa um verdadeiro legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, outra herança permanece viva: a de Vicky Whyte, grande incentivadora da Escola de Golfe de Japeri, que nos deixou no início deste ano. A força desse legado ficou evidente nesta quinta-feira, 20 de novembro, quando 100 golfistas se reuniram para disputar a 18ª edição da Taça Zumbi dos Palmares e contribuir com o projeto social desenvolvido no primeiro campo público do Brasil.
Presente em 17 das edições anteriores da competição em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, Vicky teve sua trajetória lembrada de forma especial. Seu filho e atual presidente da Escola, Michael Whyte, reforçou mais uma vez o propósito que move a iniciativa: oportunizar melhores condições de vida a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio do golfe e de todos os valores que o esporte dissemina.
Dentro de campo, o título de 2025 ficou com a equipe formada pelo profissional Breno Domingos e pelos amadores Rogério Brasil, José Brito e Diogo Brasil. O time de Finn Arne, Kjetil Solbraekke, Vidar Haugse e Rune Mode garantiu o 2º lugar, enquanto Guy Bragança, Pedro Filho, Eudes Bragança e Arapuan Motta completaram o pódio na 3ª colocação. A edição também contou com o prêmio de nearest to the pin no buraco 8, conquistado por Julio Moreira.

Disputado no Campo Olímpico de Golfe, o torneio teve patrocínio do próprio anfitrião, além dos copatrocínios da Shell do Brasil, Editora Sextante e Triunfo Logística.
A 18ª Taça Zumbi dos Palmares contou ainda com o apoio de Granado Pharmácias, Fairmont Rio, Eklo Water, Golfe Clube Aretê Búzios, CLAN, Sobral Design, Domino’s Pizza, Fresh & Good, HM Sports, ValorCafé, Vinhedos Villa Cristina, Água EcoVita, Confederação Brasileira de Golfe e da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.
_______________________________________________
Fotografia: Fábio Vicente #GolfeemFoco